segunda-feira, 14 de março de 2011

Dicas e Curiosidades

Principais tópicos do Documento redigido pela ONU, intitulado de Declaração Universal dos Direitos da Água.
  • A água é a seiva do nosso planeta. Ela é condição essencial a vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.
  • A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico; é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.
  • A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
A água necessária para à agricultura é de aproximadamente 1000 – 3000  por tonelada de grãos colhidos, isto é, são necessárias 1 a 3 toneladas de água para cultivar 1 quilo de arroz.

Vale lembrar que, quando ingerimos alimentos sólidos, também estamos ingerindo líquidos.
Exemplos:
  • 1 fatia de pão – 38%
  • 1 xícara (chá) de cenoura – 87%
  • 1 batata assada com pele – 70%
  • 1filé médio de peito de frango – 65%

Água potável corresponde a toda água disponível na natureza destinada ao consumo e possui características e substâncias que não oferecem riscos para os seres vivos que a consomem.

Apenas 2,4% da água é doce, somente 0,2% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida.

Você sabia que segundo a ONU - Organização das Nações Unidas - todos nós precisamos, para nossa higiene e consumo pessoal, de 110 litros de água diários. Parece uma quantidade enorme,porém, nós brasileiros chegamos a consumir 200 litros por dia.

A água é importantíssima para o nosso organismo. A beleza, a saúde e a longevidade estão diretamente relacionadas com este elemento.

Nosso corpo é formado por cerca 70% de água, que é perdida e reposta constantemente por nosso organismo.
Só com a transpiração, a urina e a evacuação, perde-se 1,5 litro de água por dia. Recomenda-se, portanto, o consumo diário de 2 litros de água.