terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Evite gosto na água



GOSTO DE ÁGUA DE COCO

Viemos informar que em testes realizados em laboratório de Água Mineral, os resultados demonstraram que na higienização do garrafão, ao utilizar álcool na superfície do garrafão e coloca-lo no bebedouro antes da completa secagem do álcool, há formação de um subproduto.

O mesmo não é prejudicial à saúde, mas pode ocasionar alteração de gosto e/ou odor na água, levando a mesma a ficar com o paladar alterado e parecendo água de côco.

GOSTO DE PLÁSTICO

De acordo com a portaria n26/1996, do ministério da Saúde, é determinado um limite de migração total de 50ppm entre material de fabricação do vasilhame e a água envasada.

Basicamente quatro tipos de resinas plásticas utilizadas para fabricação de embalagens para água mineral no mercado nacional, que são policarbonato (pc), o polipropileno (pp), compostos vinílicos(v), onde se inclui o pvc e o polietileno tereftalato (pet).

Como para um mesmo tipo de resina, a composição varia de um fabricante para outro, pode ocorrer maior migração dependendo da marca e resina, podendo chegar a alterar o gosto da água.

GOSTO E ODORES VARIADOS

A água mineral na presença de luz pode desenvolver algas unicelulares. Quanto maior a claridade e alterações na temperatura ambiente, maior a probabilidade de desenvolvimento dessas algas, causando alterações de sabor, odor e cor.

O ideal é se evitar ao máximo a exposição à claridade e aos raios solares diretos ou indiretos.

A presença de sais minerais e até mesmo compostos orgânicos presentes em fontes de águas minerais, associados ao calor e quando a amostra se encontra aberta, ao ar ambiente, são fatores suficientes para que as algas se proliferem em quantidade abundante e alterem as características organolépticas da água mineral.

Algas, como as do gênero anabaema produzem odor de medicamento, as do gênero ceratium produzem odor característico de peixe, e algas, como as do gênero gonphosphaeria, têm a capacidade de produzir sabor doce e odor herbáceo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário